Para termos direitos iguais, precisamos começar a nos unir. Separei 5 coisas que fazemos que estimulam a rivalidade feminina!
Olá meninas! Estou um pouco sumida, confesso, porque a vida andou um pouco corrida por aqui. Mas cá estou eu com mais um #desconstruindo! Toda semana trazendo contextos sociais que merecem ser refletidos, até desconstruídos. A ideia é evoluir!
Como feminismo é um assunto sempre presente, eu com certeza iria falar em algum momento sobre sororidade. Sororidade feminina é quando as mulheres se unem, dando o fim à rivalidade, que é algo tão presente desde sempre. Filmes, séries, reality shows e muitas mídias do entretenimento estão constantemente nos lembrando dessa rivalidade feminina. As brigas, a do bem vs do mal, a popular vs. a nerd, duas meninas que gostam do mesmo cara, duas mulheres que não se suportam... mas não foi a mídia que inventou isso, sempre existiu. A mídia apenas tornou a rivalidade feminina em uma fonte de dinheiro.
Como este é um assunto em constante desconstrução, eu queria muito apresentá-lo aqui no blog, dando algumas dicas de como praticar a sororidade e se esquivar da rivalidade feminina. Por isso juntei alguns exemplos nos quais você, mulher, pode refletir mais a respeito e quem sabe parar de praticá-los!
1 - Culpar a amante pela traição do marido/namorado
Coloquei este como o primeiro ponto pois é um dos mais delicados. Eu já fui traída e imagino que muitas mulheres já tenham sido. Nossa primeira reação é culpar a "amante", não o homem. Ficamos com raiva, xingamos a mulher de "talarica", entre outros apelidos horrorosos. Mas o homem? Perdoamos. Casamos, temos filhos, ele nos trai de novo e continuamos guardando rancor e mágoa da amante, que muitas vezes nem sabe que o homem é comprometido.
Eu sei que é difícil, mas entre as duas pessoas que participaram da traição, o seu parceiro é o verdadeiro culpado. Ele que deve satisfação para você de seus atos, ninguém amarrou ele e o forçou a te trair. Ele fez porque quis e não se arrepende de ter feito, se arrepende de ter sido descoberto. A mulher tinha que ter pensado em você? Com certeza. Se ela sabia que o homem namorava ou era casado ela carrega a responsabilidade de ter empatia por você, mas a culpa é de quem é comprometido, não da terceira pessoa.
Se algum dia você for traída, lembre que se for sentir ranço e rancor da mulher, você precisa primeiro sentir isso pelo homem. Não é nada fácil, mas é algo que eu aprendi com o tempo.
2 - Praticar body shaming
Este exemplo também está injetado em nossas veias. Body shaming é quando falamos mal do corpo de alguém, sendo criticar a celulite do corpo de uma mulher, ou mesmo um corte cabelo. Fazemos isso porque fomos criadas assim. Revistas e programas de fofoca vivem criticando mulheres, comentando se engordaram ou emagreceram, tornando o corpo feminino alheio pauta para muito assunto. Mas eu te pergunto, chamar uma mulher de feia te torna mais bonita?
Precisamos parar de trazer mulheres para baixo somente para nos sentirmos mais bonitas. Somos todas lindas e nossas diferenças físicas não podem nos tornar rivais!
É muito comum você não gostar de uma mulher e soltar algum comentário depreciativo em relação ao seu corpo. Por exemplo, vamos supor que você ainda odeia a amante do seu (ex) namorado/marido. Aí você solta "aquela nariguda" ou "aquela mulher que nem tem bunda". No que este comentário vai te agregar? Como que você se torna mais bonita, ou melhor, xingando outra mulher?
Não pratique o body shaming para aumentar seu ego.
Não é nada fácil, até hoje eu tenho que me policiar para não ter esses pensamentos! Mas o primeiro passo é aprendermos o que é o body shaming e enxergarmos o quão errado ele é, além do fato de que ele nos distância do nosso objetivo de termos igualdade de gênero.
Não vamos mais usar a barriga, o peito, a tatuagem, o nariz, o olho, a orelha, o que seja, de outra mulher como arma para alimentarmos nosso próprio ego. Pratique o elogio, abrace outras mulheres, faça com elas o que você gostaria que fizessem com você, porque será feito. Você se sente muito mais bonita ouvindo um "nossa que lindo seu olho!" do que menosprezando alguém. Vamos amar a todas!
3 - Se arrumar "para outras mulheres"
Existe aquele velho ditado que a mulher não se arruma para os homens, ela se arruma para as mulheres. Porque homens não reparam nos detalhes, mulheres sim. Ela se arruma para as outras mulheres desejarem sua beleza, sua roupa, sua bolsa, seu salto. Não pense desta maneira quando você for se arrumar.
Alimentar e incentivar a inveja feminina, mesmo que seja apenas no seu pensamento, não é bom para você. Porque isso aumenta a rivalidade feminina interna e acaba afetando seu posicionamento referente à sororidade em outros aspectos da sua vida. Você se arruma para você, para você se sentir bonita, mais ninguém! Você não precisa de uma validação masculina ou feminina.
4 - Odiar a atual do seu ex
Este daqui é um exemplo complicado, mas quantas vezes você não foi a ex, ou amiga da ex, e praticou comentários ofensivos sobre a nova namorada? Primeiro, seu ex não é sua propriedade para você se deixar afetar com as novas relações dele. Segundo, ele não é nenhum troféu que merece duas mulheres brigando para ter. A atual dele está com ele porque eles se amam, não porque alguém ali te odeia.
Você não precisa amá-la, nem querer ser amiga dela, mas entenda que ela não tem nada a ver com seus rancores com seu ex e muito menos com a sua vida em qualquer aspecto. Fazer comentários pejorativos para suas amigas não vai mudar nada na sua vida, só aumenta amargura no seu coração.
5 - Brigar por homem
Continuando o raciocínio anterior, vamos para um ponto mais amplo, que é a briga por homem. Meninas, às vezes nos apaixonamos pela mesma pessoa, mesmo sendo amigas. Essas coisas acontecem! Mas quando duas pessoas gostam de uma pessoa só, quem realmente tem culpa? Não da para apontarmos o dedo para a outra e dizer quem chegou primeiro.
Homens não são troféus e nem propriedade para sairmos brigando e competindo.
Tudo pode ser resolvido na base do diálogo. Coloque sua amiga em primeiro lugar. Existem muitos homens por aí para vocês se apaixonarem, não vale a pena entrarem em uma briga por conta de um. Homens fazem isso direto. Ou aceita que sua amiga também ta afim de ficar com o cara, ou ninguém fica, mas brigar por causa de homem não pode mais rolar. Temos que virar essa página na sociedade!
Não é fácil praticar a sororidade, eu sei. Crescemos em uma sociedade onde a rivalidade feminina é enaltecida, jamais evitada. Parece até meio bobo pensarmos que temos que nos unir, meio fantasioso, né? Mas realmente é necessário. Precisamos estar de mãos dadas para alcançarmos nossos objetivos. Nos tornarmos mulheres mais inclusivas, receptivas. Isso não nos torna mais frágeis, muito pelo contrário! Nos da fortalece cada vez mais.
Cada dia é uma luta contra esses "pré-conceitos" que nos são ensinados. Cada dia que passa temos que ver o que realmente importa em nossas vidas, quais são nosso valores. Espero que você leve tudo que eu tenha escrito aqui hoje para a vida e que ajude outras mulheres que precisam desta mensagem. Vamos espalhar mais amor e união. Para mais posts como este, eu tenho uma categoria exclusiva aqui no blog chamada desconstruindo. Se você curte beleza e moda, aproveita para ver as outras categorias também! Não se esqueça de assinar a newsletter no final da página, para não perder nenhuma postagem nova. Até a próxima!
Comments