top of page
Foto do escritor50 tons

7 MOTIVOS PARA VOCÊ ASSISTIR JANE THE VIRGIN

Atualizado: 24 de jul. de 2020

Jane the Virgin é uma série inspirada na linha de roteiro de novelas latinas com muita emoção e lição de vida.

Hellouuu pessoas lindas! Hoje venho com uma dica de série para aqueles que estão em duvida se devem ou não assistir Jane the Virgin. Desde que assinei a Netflix essa série aparecia pra mim como recomendação, mas foi só em 2018 que decidi apostar nela (quando quebrei o pé e fiquei de cama) e gente... viciei!

A quinta temporada acabou de sair na plataforma e já estou devorando. É a última temporada da série, por isso aproveitei para vir recomendá-la para vocês! Separei 7 motivos para você querer assistir e se apaixonar por essa série.

Antes de começar o post, gostaria que deixar dito que todas as fotos foram retiradas do site AdoroCinema.

1 - Viciante igual novela

Esse é o motivo pelo qual essa série é tão única. Jane the Virgin é uma série que segue o roteiro de novela, com 100 capítulos e mesmo molho de personagens, porém com um enredo bem incomum: uma moça jovem, virgem, engravida acidentalmente depois de um erro da ginecologista, que insemina artificialmente a pessoa errada. A série tem todo um drama, um exagero do roteiro, que serve como homenagem às novelas latinas que assistimos.





2 - Homenagem à cultura latina

Falando em homenagem, a série inteira traz a tona a cultura latina. Isso para mim é um dos maiores ganhos de Jane the Virgin. Ela abriu representatividade para atores latinos e para a cultura latina em si. Mostra as comidas, as crenças, relação famíliar... inclusive deixa muito explícito a diferença entre uma criação Estado Unidense e uma criação latina! Eu que venho de família latina (meu pai é Chileno) e morei na Venezuela, adorei ver os pontos de encontro da série com a cultura.

Sem contar que trouxeram atores latinos, deram espaço para eles, o que acreditem ou não, não acontece com frequência nos castings de séries. Geralmente o latino é um ou outro e costuma ser muito estereotipado, como "o latino" da série. Quase a mesma coisa que fazem com negros, como se estivessem preenchendo uma cota para se dizerem aceitáveis. Claramente Jane the Virgin não toma esse posicionamento, pelo menos não em relação aos latinos!

3 - Muito romance

Pra quem adora um romance, essa é a série ideal. Jane vive um eterno triangulo amoroso entre dois homens com personalidades completamente diferentes. Quando você pensa que ela vai ficar com um, ele a desaponta e tudo muda. Adoro isso porque ela se mostra uma eterna aprendiz de um romance e vive seus relacionamentos intensamente, sem medo de se machucar.

4 - Representatividade

Além da representatividade latina, Jane the Virgin também é uma série de desconstrói a objetificação feminina, inclusive repudia tais atitudes, e abre espaço para a comunidade LGBT.

A atriz principal, Gina Rodriguez, já deixou claro que nunca tentou emagrecer para a série e nunca tentaria. Ela é latina, não é magricela e não é nenhum tipo de sex symbol. Eu me sentia representada e acho que muitas mulheres se sentiriam assim. Eles enaltecem a beleza natural de Jane e acho isso tão incrível! Em nenhum momento dão ênfase pro corpo dela como um objeto de venda da série - sabemos muito bem que muitas séries objetificam os corpos das atrizes para vender mais.

A própria Petra que é uma personagem esbelta e vaidosa, tem um corpo magro e cabelo arrumado, não é uma sex symbol. Muito pelo contrário! Ela usa roupas elegantes e que mostram às vezes uma dobrinha na barriga, um movimento do braço. Uma mulher como Petra, rica, bem-sucedida não tem um corpo esculpido, então porque precisamos ter? Podemos ter sucesso sem ter um tanquinho. São coisas naturais da mulher e a série não se preocupa em esconder. Em vários momentos podemos ver um "muffin top" da Jane e eu me sinto representada, porque eu mesma tenho um muffin top kkkk.

A série também conta com representatividade LGBT! Além de personagens gays logo no começo da série, também tem personagem que se descobre gay ao longo da trama e tudo é tratado com extrema naturalidade. Em nenhum momento parece ser algo absurdo. Os personagens aceitam amor de todas as maneiras, o que importa é amar e ser amado(a).


5 - Imigração

Por ser uma série que de certa maneira homenageia a cultura latina, imigração e a vida de um imigrante nos Estados Unidos é um assunto recorrente. A busca de oportunidades para latinos, a briga para ter voz dentro do país estrangeiro e o conflito do visto são alguns dos assuntos abordados pela série.

Para quem não entende muito bem como é a vida de um imigrante nos EUA (por exemplo, o cuidado para nunca serem deportados) a série traz muitos aprendizados! Mostra as dificuldades vividas pelo imigrante. Não somente os latinos, eles também mostram outros exemplos como a própria Petra, que tem origem tcheca.


6 - Uma série leve

Eu adoro todo tipo de série, mas como geralmente assisto Netflix antes de dormir, acabo optando por séries mais leves, assim durmo com mais facilidade. Se você gosta de enredo cômico e romântico, sem drama e violência, Jane the Virgin é para você. Com cores alegres e expressões cômicas, todos os problemas se tornam leves, por mais absurdos que sejam.

7 - Lições de vida

Jane the Virgin ensina muito sobre perdão e confiança. Muitas vezes personagens entram em conflitos e a série mostra como eles entram em harmonia ao longo das temporadas. Ao contrário de novelas, não existe um único inimigo e um bonzinho sofredor. Todos erram, todos perdoam e todos superam. Ensina muito sobre segunda, terceira, quarta, quinta chance e isso é o que acontece na vida real! Não existe o bem ou o mal, somos todos humanos com seus conflitos.

Confesso que estou triste que a quinta temporada é a última, mas há boatos de que a série terá um spin off (quando fazem uma série dentro do mundo da série original, mas com outros personagens e outros enredos).

Espero que tenham gostado dessa dica de série de hoje! Já assisti várias séries, tenho muitas para indicar por aqui e faço isso com o maior prazer. Tenho uma categoria aqui no blog somente para posts do cotidiano, que não necessariamente são de séries. Também tenho uma categoria somente para resenhas, onde você pode encontrar resenhas de diversos assuntos! Se tiverem alguma série para recomendar, comentem abaixo. Adoro aumentar minha lista!

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page