top of page
Foto do escritor50 tons

9 FATOS SOBRE A TRANSIÇÃO CAPILAR

Separei 9 fatos para você que está para começar a transição capilar, ou que já começou.

transição capilar de cabelo cacheado

Olá meus amores! Como alguns sabem, eu passei pela transição capilar em 2020 e depois de um ano e dois big chops, terminei. Já estou com meu cabelo ondulado há dois meses e haja comemoração e alívio! Se você abriu esse post, é porque você tem curiosidade sobre a transição capilar, ou você está começando, ou você caiu de paraquedas mesmo kkkk.

Mas então! Um pouco menos de um ano atrás eu estava que nem você. Já tinha feito meu último alisamento (janeiro 2020) e em março decidi parar de secar com secador para ver onde ia parar, até que em agosto taquei a tesoura e vi grande parte do meu cabelo natural. Neste meio tempo, muita coisa aprendi, na alegria ou na tristeza, então eu quis vir aqui repassar para vocês meus conhecimentos! Lembrando que meu cabelo é um 2B com raiz lisa.

1 - A transição começa depois do seu útlimo alisamento

Apesar de você se dar consciência de que quer fazer a transição em um certo momento, você deve contar o período de transição a partir do seu último alisamento. Isso é porque o seu cabelo começa a crescer virgem a partir do dia seguinte. Por que isso é importante? Porque te ajuda a medir o quão rápido seu cabelo está crescendo e sua transição está indo.

transição capilar big chop

2 - Não adianta usar shampoo anti-resíduo

Você pode usar o shampoo anti resíduo que você quiser que o alisamento não vai sair. Uma vez que o alisamento penetra no seu fio, ele muda a estrutura dele e isso é irreversível. Existem alisamentos mais fortes e alisamentos mais fracos, mas pense no alisamento como uma descoloração. Uma vez que você descolore seu cabelo, não tem como seu cabelo virgem magicamente voltar. Portanto, shampoo anti-resíduo não vai acelerar sua transição, só vai estragar seu cabelo.




3 - O único jeito de tirar a química é cortando

Aí entra o big chop. Você vai conviver com duas texturas durante um período. Algumas pessoas conseguem conviver numa boa com isso, mas outras nem tanto (principalmente cacheadas e crespas que tendem a ter texturas mais diferentes do liso). Eu sou ondulada e não consegui, portanto optei por cortar meu cabelo no oitavo mês de transição. Consegui tirar 70% do liso, e no mês 12 em transição eu cortei o resto. Eu optei por ficar com o cabelo curto, não me incomodei com isso. Mas é uma decisão pessoal e você tem que respeitar seu próprio tempo. Inclusive tem gente que raspa a cabeça quando decide começar a transição!

4 - Texturização será necessária em algum momento

Para ajudar a camuflar as duas texturas, você vai começar a texturizar. Existem inúmeras texturizações sem fonte de calor na internet, você vai encontrar a que mais combina com seu cabelo virgem. Eu recomendo o uso do gel de day after da salon line para fazer essas texturizações!



5 - Não se preocupe muito com o cabelo alisado

Continue cuidando bem dele, mas se você pretende passar pelo big chop, saiba que não importa muito o que você faça com esse cabelo porque no fim você vai cortá-lo. Eu evitaria fontes de calor, como chapinha e secador, porque é bom evitar alisar o cabelo novo, virgem. Mas babyliss no cabelo velho pode ser uma ideia interessante, já que você vai cortá-lo mesmo. Eu não usei nada! Como estava em casa por conta da pandemia, só deixei o cabelo crescer mesmo.

6 - Você vai comprar muito produto para o cabelo

Prepara o bolso e o armário, porque não tem como fugir dessa. Seu cabelo vai mudar de opinião mil vezes! Uma hora ele vai gostar de um produto, aí do nada vai deixar de gostar. Minha dica é: evite gastar com produtos caros! Esse cabelo que está nascendo é virgem, você não precisa de tratamentos mirabolantes para cuidar dele. Salon Line, Skala e Novex podem ser ótimas opções para você que está em transição! São produtos baratinhos e que não dói tanto no bolso na hora de parar de usar, caso seu cabelo enjoe daquele princípio ativo.

7 - Finalizar é importante

Existem mil finalizações que você pode fazer! Mesmo com o cabelo em duas texturas, é importante você já ir estimulando as ondas/cachos com finalizações. Portanto, vai testando e experimentando! Depois do big chop, você já estará mais acostumada com as finalizações e vai ver como que o cabelo responde rapidinho.

8 - A descoloração pode ser inimiga

Evite fazer descolorações durante a transição. Eu descolori meu cabelo em plena transição e te digo uma coisa: não faça isso! Algumas coisas podem acontecer. Primeiro, o cabelo descolorido perde formato, então você vai sentir que andou pra trás na sua evolução. Segundo, você vai ter que intensificar o tratamento do seu cabelo, então a troca de produtos vai ser mais frequente do que antes. Aquilo que eu disse no fato número 6 fica mais evidente quando você está com o cabelo em transição e descolorido. Terceiro, você não vai saber o que é do seu cabelo e o que é da descoloração. Eu sugiro que você espere a transição acabar antes de descolorir seu cabelo. Eu vou voltar a ter meu cabelo virgem, justamente porque não foi uma ideia boa ter descolorido.

transição capilar e descoloração

9 - Novo cabelo, novos hábitos.

Tudo vai mudar em relação ao seu dia-a-dia com seu cabelo. Você vai conhecer a famosa touca de cetim, o poder da acidificação, o day after... vale a pena ter conhecimento disso. Sua rotina vai mudar completamente durante a transição e depois que ela acabar. Por exemplo, antes de eu começar a transição, na época que eu ainda alisava meu cabelo, eu lavava o cabelo a noite e secava com secador. Portanto, eu ia para a academia a noite, lavava e secava. Por conta da transição, parei de usar fontes de calor e comecei a lavar meu cabelo de manhã, desse jeito ele tinha o dia todo para secar (meu cabelo é muito grosso e por isso demora muito para secar). No fim, mudei o horário da academia para o período da manhã também. Por isso que eu digo, novo cabelo, novos hábitos. Você talvez tenha que mudar algumas coisinhas do seu dia-a-dia.

A minha ideia com esse post é te mostrar alguns fatos relacionados à transição capilar. Como que tudo pode mudar! Quando você decidir tomar esse passo de parar de usar química no seu cabelo, você tem que estar ciente das novidades em relação à isso. Dessa maneira, tudo se torna menos surpresa e mais esperado. Se você está paquerando a transição capilar ainda, espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas, e espero que você se jogue nessa! Para alguns a transição pode ser um caos, mas eu acredito que seja um período de descoberta e desenvolvimento de amor próprio. Se você já começou, te desejo muita paciência e sorte neste processo! Logo logo acaba 💖

Se você gosta de posts sobre cabelo e transição capilar, tem uma categoria exclusiva aqui no blog para isso! Não esquece de assinar a newsletter no final da página para ficar por dentro de todas novidades do blog e dos novos posts. Um abraço e até a próxima!



0 comentário

Comments


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page