Oláaa meninas! Esse post aqui vai contar um pouquinho do movimento que está cada dia mais conquistando a geração de millennials, principalmente aqui no Brasil. Para quem não sabe, brechós não são a mesma coisa que bazar! Em bazar se vendem roupas novas, que nunca foram usadas. Pode ser revenda ou venda em primeira mão, mas são roupas nunca usadas. Em brechós são vendidas roupas que já foram usadas, de marca ou não, com um preço super em conta.
Em países como Estados Unidos, a cultura de revender algo já usado sempre existiu – as famosas vendas de garagem, os thrift shops. Lá o consumismo rola solto, então os brechós ganharam fama bem antes do que no Brasil. Aqui, apesar dos brechós sempre existirem, essa cultura veio crescendo nos últimos anos graças à alguns fatores que irei descrever abaixo.
O primeiro, o mais aparente, é a crise econômica do país. Pessoas gastam menos em tempos de crise, portanto buscam lojas e marcas mais baratas para adquirirem suas peças de roupa. Os brechós se tornam uma solução perfeita, pois vários vendem roupas de marca por preços acessíveis, afinal, são roupas “semi-novas”. Além de comprar peças mais baratas, também é possível vender suas peças para alguns brechós, descolando um dinheirinho. Sites como enjoei.com.br tornaram essas vendas mais fáceis ainda, tudo acontece pela internet de maneira descontraída.
O segundo fator é a ascensão da sustentabilidade. Nós somos de uma geração pós-revolução industrial, com isso vemos as consequências do consumo inconsciente e da produção em massa. Os brechós fazem com que o tempo de vida do produto seja maior, reduzindo o consumo de produtos novos, principalmente de marcas que trabalham o Fast Fashion, apesar de que muitas roupas vendidas em brechós são de marcas Fast Fashion também. Porém, é mais sobre um consumo consciente do que qual marca você está usando. Inclusive, nossa marca não é um brechó, mas trabalhamos bastante com o consumo consciente…. porém deixaremos esse papo para um próximo post, que tal? 😉
O terceiro fator é a vontade de ter personalidade nas roupas. Com as redes sociais cada vez mais dominantes, vemos modelos, influenciadoras e até pessoas mais próximas expondo seus looks, evitando repetir as roupas na internet. Os brechós ajudam neste quesito, pois o giro do seu guarda-roupa aumenta, você gasta pouco e ainda pode vender o que é antigo para alguém que vai fazer bom uso da sua peça.
O brechó é uma moda que podemos aproveitar ao máximo! Inclusive, ele tem um certo crédito na volta da moda dos anos 90, afinal, muitas peças de roupas dos anos 90 você encontra nele.
Você já comprou alguma peça sua em brechó? Conta aqui para a gente!
Comentarios