Cuidar dos fios antes da descoloração é necessário? Como devo fazer? Vem aqui que eu vou te contar tudinho!
Oláaa meus amores! Voltei com minhas diquinhas de cabelo. Garanto para vocês que meu sumiço não foi por falta de conteúdo! Foi porque meu cabelo ainda tinha muita parte lisa (eu estava na transição capilar) então qualquer foto que eu fosse tirar do meu cabelo depois de fazer o uso de qualquer produto não ia sair legal, estava bem estranho mesmo kkk. Eu precisaria fazer escova ou babyliss, mas aí não seria uma resenha 100% verídica, afinal, todo cabelo escovado ou ondulado fica bonito, né? Então eu deixei para fazer minhas resenhas depois do meu último big chop! Testei muitos produtos e cronogramas, e agora podemos voltar a programação normal. Postarei todos com calma, mas antes vamos falar sobre um assunto importantíssimo que envolve cuidados com cabelos loiros.
Faz nem duas semanas que retoquei o loiro. Neste tempo todo desde que fiquei loira eu não tinha trazido nenhuma dica de cronograma pré/pós descoloração, justamente porque nem eu sabia o que eu tinha que fazer pra preparar o cabelo. Mas com este retoque que fiz 10 dias atrás, tive sucesso com o cronograma pré e pós-descoloração. Vou fazer essa postagem sobre os cuidados pré-descoloração, e semana que vem postarei o cronograma pós.
O que você precisa saber antes de descolorir seu cabelo
Descolorir o cabelo não é somente receber água oxigenada e descolorante nos fio. Na verdade, muitos cabeleireiros sofrem porque os cabelos já vem danificados e as clientes pedem descolorações drásticas. O cabelo pode queimar (sim!), emborrachar, até mesmo ter corte químico, e nem sempre a culpa está no profissional, muitas vezes é a base do cabelo que está muito fragilizada. Então, você precisa cuidar muito bem do seu cabelo antes de tacar descolorante nele. Não basta fazer um cronograma depois da química, você precisa preparar seu cabelo para essa mudança. Quanto mais saudável seu cabelo estiver para descolorir, mais fácil será cuidar dele depois.
Quando começar o cronograma pré-descoloração?
O ideal é começar o cronograma duas semanas antes da data marcada para descoloração. Independente se você segue ou não um cronograma capilar, você para toda a sua rotina capilar atual e segue este novo cronograma. Considerando que eu lavo meu cabelo 3x por semana, eu fiz 6 lavagens preparatórias para a descoloração. Se você lava seu cabelo todo dia, não use máscara em todas lavagens, faça dia sim-dia não.
O Cronograma Pré-Descoloração
O mais importante é nutrir e reconstruir o cabelo. Tanto no pré quanto no pós. Vou separar aqui o que eu fiz em cada lavagem. Cheguei no salão com o cabelo forte e pronto para a descoloração, a própria cabeleireira ficou chocada com a força que meu cabelo estava!
Lavagem 1: máscara de hidronutrição ou hidratação (usei a Morte Súbita da Lola).
Lavagem 2: máscara de nutrição (usei a Invigo Nutri Enrich da Wella) e acidificação (usei o K Pro PH Balancer).
Lavagem 3: máscara de hidratação leve como condicionador (usei a Skala Bomba de Vitaminas Abacate).
Lavagem 4: máscara de nutrição (usei a Invigo Nutri Enrich da Wella).
Lavagem 5: umectação com óleo de abacate + óleo semente de uva, máscara de reconstrução (usei a Cavalo Forte da Haskell).
Lavagem 6: somente shampoo e condicionador, com finalização simples (creme de pentear). Eu uso a linha Meu Cacho Meu Crush da Inoar.
Todos produtos mencionados acima estão à venda na loja oficial do blog na Magalu! Clique aqui e confira os melhores preços.
A lavagem 5 foi a mais importante deste cronograma. A umectação de óleo de abacate + óleo semente de uva promove força pro cabelo (farei um post exclusivo para essa umectação no futuro). Depois entrei com a máscara Cavalo Forte da Haskell, que é uma máscara de tratamento profundo. Inclusive, o tempo de ação dela é de 15 minutos! Ela contém queratina, biotina e pantenol, promovendo força e hidratação pro cabelo. Ela deixou meu cabelo mais resistente para a receber o descolorante, mesmo já estando descolorido.
A lavagem 6 tem que ser básica, para tirar tudo aquilo de máscara que você usou, assim fica mais fácil para abrir o tom do cabelo na descoloração. Eu costumo lavar um dia antes, mas o ideal é lavar no dia e chegar no salão com o cabelo já seco. Fica tranquila que se você deu o intervalo de 2 dias entre cada lavagem, principalmente entre a 5 e a 6, os princípios ativos já terão feito efeito no seu cabelo. Se você lavar com shampoo e condicionador low poo, você consegue limpar seu cabelo para a descoloração e não tira os princípios ativos das máscaras do cronograma. Porém, para fazer isso, é necessário usar máscaras liberadas para no/low poo.
A acidificação da lavagem 2 eu fiz por conta de costume, mas se seu cabelo não está poroso você não precisa fazer.
Sim, eu usei produtos caros e produtos baratos. Mas se você não tem condições de comprar uma Nutri Enrich, fica tranquila! Existem muitas máscaras excelentes para nutrição no mercado que são muito mais em conta. O mais importante é usar uma máscara potente e de tratamento. Eu sei que a Amend tem muitos produtos bons por preços bem mais acessíveis, por exemplo. A chave mesmo deste cronograma foi a Cavalo Forte da Haskell, portanto eu acho mais válido gastar com ela do que com qualquer outra máscara - sendo que ela não é uma máscara muito cara.
Este cronograma vai te ajudar a chegar no salão com um cabelo mais forte e resistente. Importante fazer um tratamento no próprio salão, porque costuma ser mais forte. Na semana que vem, postarei sobre o cronograma pós-descoloração que estou fazendo, e como ele tem sido maravilhoso para o meu cabelo.
Espero que você tenha gostado desta postagem, que ela tenha te ajudado! Se você tem um cronograma próprio, comenta aí embaixo, conta para a gente. Não se esqueça de assinar a newsletter para receber notificação quando tiver post novo aqui no blog! O formulário está no final desta página. Para mais postagens sobre cabelo, tem uma categoria exclusiva aqui, venha conferir. Um abraço, e até a próxima 💖