top of page
  • Foto do escritor50 tons

DEPILAÇÃO: é uma construção social?

"Eu me depilo por uma questão higiênica"

Quem nunca ouviu/falou isso que atire a primeira pedra.

Nos últimos anos, graças às redes sociais e fóruns de discussão, vêm surgindo discussões a respeito do famoso padrão de beleza. Ele existe? Ele é relativo? Como ele nos afeta?

Este post não é sobre padrão de beleza, mas sim sobre um dos pontos relevantes dessa discussão: a depilação. Já vou logo de cara responder a pergunta do post: sim, depilação é uma construção social. "Ah mas eu nunca gostei de pelos", sim, porque você cresceu em uma sociedade onde as atrizes, modelos e cantoras estão depiladas. Quando não estão, é porque estão representando mulheres "desleixadas", "sujas" e "relaxadas".

Não é uma questão de higiene

Em uma matéria do site da Uol, Carolina Sumam, médica pela UERJ, relata que depilação não é uma questão de higiene e sim de vontade própria. Até mesmo porque crescemos em uma sociedade onde mulheres se depilam e homens (geralmente) não. Então esses homens que não se depilam, não são higiênicos?

Inclusive, nossos pelos servem para proteger nossa pele. Eliminar os pelos pode deixar sua pele vulnerável à infecções.

Nos depilamos para os outros

"Eu me depilo porque eu gosto". Se você deixou de se depilar durante a quarentena, você não pode usar isso como desculpa. No fundo no fuuundo, você não sente a necessidade de se depilar já que ninguém vai ver. Ou seja, você se depila para agradar o outro, não a si mesma.

Quando vamos sair em algum encontro, quando vamos à praia, quando usamos vestidos pra sair, entre outras situações, nos depilamos. Por que? Porque queremos estar dentro dos padrões da sociedade para a sociedade.

Depilação e o feminismo

Várias vezes quando falo sobre feminismo com outras pessoas, escuto o famoso "feminista de sovaco peludo". Mas me diga uma coisa, você sabe por que feministas não se depilam? Não é porque elas querem chocar (pelo menos não a maioria), mas sim porque no feminismo acreditamos na igualdade de gênero. Isso significa que lutamos para termos os mesmos direitos que homens, como sermos atraentes mesmo com sovacos peludos, assim como homens. Muitas das pessoas que usam o termo "feminista peluda" são homens peludos. Então, queridos, por que vocês podem não se depilar mas nós temos que estar depiladas? A resposta é muito simples, "porque são homens", e aí está o machismo.

Tudo bem você se depilar

Esse post não é pra te convencer a parar de se depilar, seja você homem ou mulher. O importante é você saber porque você se depila e entender que isso faz parte de um padrão de beleza imposto pela sociedade. Se fosse considerado bonito ter tranças nos pelos das axilas, várias pessoas teriam kkkk

Eu me depilo sim, mas depois que entendi que é tudo algo construído na minha cabeça, minha relação com meus pelos melhorou muito. Parei de me sentir "nojenta" ou "desleixada" quando deixei de me depilar, além de que comecei a aceitar mais os pelos dos outros. Isso é importante. Respeitar o outro.

E daí que a feminista é peluda? E daí que o cara levantou o braço cheio de pelo? E daí que a perna é peluda? Não é seu corpo, sua vida. Não cabe a você julgar o outro, pois não te afeta.

Vamos ser felizes, aceitar os pelos e conviver melhor com eles! <3



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page