Enquanto alguns estados começam a flexibilizar a quarentena, ficar em casa de torna ato de respeito.
Pois é, cá estamos nós no terceiro mês desta quarentena. Engraçado porque a princípio eu achava que usar a palavra "quarentena" para ficar quinze dias em casa* era um absurdo, afinal, quarentena teoricamente era usado para quarenta dias... e cá estamos nós ha mais de 60 dias em casa.
Bate saudade do bar, dos amigos, dos parentes (principalmente avós), do trabalho, da faculdade, da escola, do namorado... você sente falta de absolutamente tudo. Agora algumas cidades e estados estão começando a flexibilizar a quarentena e bate aquela mistura de empolgação com medo. Nós sabemos muito bem que não estamos prontos para voltar a vida normal, mas a tentação é grande, né?
Que vontade de abraçar de novo, de beijar de novo, dividir um lanche ou pelo menos poder comer um lanche na praça de alimentação. Saudades de ter escolha.
Mas, nem todos têm essa escolha.
Vendedores de farmácia, mercado e lojas - aquelas que estão voltando - não tem escolha.
Médicos e enfermeiros, não tem escolha.
O vendedor do farol, não tem escolha.
A faxineira, não tem escolha.
Muitos destes prestam serviços considerados não-essenciais, realmente, mas essas pessoas precisam sair da quarentena para ganhar seu dinheiro e pagar suas contas. Elas serão as primeiras a voltarem. Você que está em home office, estudando em casa no seu conforto, você tem a escolha. Você tem a decisão em suas mãos. Então, escolha respeitar quem não tem escolha. Essas pessoas se arriscam todos os dias porque financeiramente a situação está inviável.
Quanto mais saímos, mais iremos retardar o retorno da vida normal, mais iremos prejudicar aqueles que precisam voltar logo.
Escolha não ir pra casa do seu amigo. Escolha não ir pra casa do seu namorado. Escolha não sair sem máscara. Escolha não ir para o shopping, restaurantes e parques.
Escolha colaborar e respeitar, pois não é a cloroquina que vai nos salvar, é o respeito. Quando aprendermos a respeitar o próximo e fazer o mínimo pensando no coletivo, começaremos a caminhar para frente. Fique em casa mais um pouco, quanto mais ficamos, mais rapido mataremos toda a saudade. Seja responsável e #fiqueemcasa. Escrevi este texto curtinho, para começarmos essa semana com uma mão na consciência.
Se você pode ficar em casa, fique! Isso tudo vai acabar, mais rápido ainda se você ficar em casa.
* Sim, eu achava que a quarentena duraria 15 dias apenas, doce ilusão.
Comments