top of page
  • Foto do escritor50 tons

FOXY EYES: É racismo? Apropriação cultural? Apenas estética?

Em meio de tanta pauta sobre racismo, surge a nova moda "foxy eyes" que levantou a questão se é considerada uma apropriação cultural, racismo ou apenas um procedimento estético inocente.

Oláaa meninas! Turu pom? Hoje no nosso #desconstruindo vamos falar sobre o tal do Foxy Eyes. Primeiro ja deixo avisado que antes de escrever sobre o assunto, dei uma pesquisada afundo. Então venho com conhecimento abrir essa discussão para vocês, mas sempre lembrando que o lugar de fala é de pessoas amarelas, não brancas. O olho é um dos elementos principais na maquiagem atualmente. Estamos exagerando menos no batom e trazendo mais atenção para os olhos através do uso de sombras coloridas, delineadores e sobrancelhas grossas e definidas. Ou seja, era uma questão de tempo até o assunto chegar em pessoas amarelas, pois é uma raça geralmente reconhecida pelos seus olhos.

Pode ser um exagero meu, mas eu acho o termo "olhos puxados" um pouco problemático, porque ele induz que o olho "não-puxado" é o "normal" e o olho "puxado" é uma variação do não-puxado... enfim, só uma reflexão que tive aqui. Não sei se estou exagerando, amarelos podem me dizer.

Outra coisa importante antes de você começar a ler o post é se atentar que eu menciono pessoas amarelas, não asiáticas. Não são todos que moram na ásia que são da raça amarela e nem todos que são amarelos moram na ásia. Ao meu ver, é que nem chamar todo preto de africano e todo branco de europeu. A origem da raça pode ter sido de lá, mas as pessoas têm tons de pele que hoje em dia (em plena globalização) não se refere mais à origem geográfica da pessoa. Mas isso é uma opnião minha, não estou cagando regra... é só uma reflexão que tive esses dias.

Ok, podemos começar!

Sobre o 'Foxy Eyes'

O nome "Foxy Eyes" surgiu por se inspirar em um olho puxado igual ao de uma raposa. Pelo que eu pesquisei, existem duas maneiras de você obter o look Foxy Eyes: através da maquiagem ou procedimentos estéticos (blefaroplastia, cantopexia/cantoplastia, toxina botulínica ou fios absorvíveis). Tanto a maquiagem quanto os procedimentos levantam o canto dos olhos (um por ilusão de ótica e o outro por enxertos), deixando com um aspecto de "puxado".

Explicando apropriação cultural

Não, 'foxy eyes' não é considerado apropriação cultural e vou te explicar o por quê. Apropriação cultural se refere a quando uma cultura se apropria de outra cultura, distorcendo a imagem da cultura original. Por exemplo, branco usando trança. A trança veio da cultura negra, como forma de resistência. É um assunto sério e sempre tem que ser revisado e discutido, mas não se aplica ao Foxy Eyes, porque o olho de uma pessoa não é cultura, é raça. A pessoa ganha a cultura ao longo da vida, a genética vem nela. Ela pode ser amarela e ter diversas culturas (por exemplo Japonesa vs Coreana). Portanto, o uso inadequado do Foxy Eyes não é apropriação cultural, mas sim racismo.

Porque é racista

Não é mimimi, é racista. Ponto! Pode não ser intencionalmente racista, mas propaga racismo.

Por que? Te explico rapidinho.

Amarelos sofrem bullying a vida inteira por conta de seus olhos. "Abre o olho", "Japonês é tudo igual" e por aí vai. Na Coreia, inclusive, um dos procedimentos estéticos mais comuns é um que aproxima o olho ao olho redondo, refazendo a "pálpebra" da pessoa, para se aproximar os olhos de pessoas não-amarelas.

Quando surgem blogueiras aderindo o procedimento Foxy Eyes (que imita uma raposa, vale lembrar) dizendo que viraram "japonesas" ou "asiáticas", o procedimento se torna racista. Ela está basicamente mostrando que na pele dela o olho puxado fica lindo. Por que será que na branca o olho puxado ficou lindo mas na amarela é "sono" ou "tudo igual"?

Mais uma vez, o procedimento em si não é racista, mas a maneira como o estão aderindo é racista.

Existe muito racismo e preconceito com amarelos. Aparecer fazendo um procedimento dizendo que virou japonesa, é basicamente dizer "posso ter olho puxado porque sou branca, em mim fica bonito."

Depoimentos das amarelas

Claro que antes de eu postar aqui eu fui atrás de quem realmente tem lugar de fala, as próprias amarelas.

"Isso é extremamente incômodo para quem passou boa parte da vida sofrendo microagressões por simplesmente ter nascido com os olhos com essa característica. Eu consigo me lembrar de muitos momentos em que fui motivo de chacota pelos meus traços asiáticos - aliás, nem me lembro de todos, porque foram muitos - e uma das maneiras de fazer piadas depreciativas era exatamente puxando o canto dos olhos." - Ana Hikari, da Revista Glamour.
"Nem sabia o quanto aquilo me incomodava até que comecei a ver fotos no instagram de pessoas fazendo o mesmo para mosntrar a maquiagem" - Luana Kayo, em entrevista para o UOL.
“A técnica em si, particularmente, não me incomoda. vi discussões sobre ela ser racista, mas não acho que ela foi criada com essa intenção de ofender. acho que tudo começou a ficar mais problemático quando passaram a interpretá-la no sentido de 'fiz essa maquiagem para ficar com os olhos puxados, para parecer japonesa.' (...)" Melissa Ery, na revista Capricho.

Minha opinião

Eu não tenho, e jamais terei, opinião sobre o assunto. Não sou amarela, não tenho "olho puxado". Me baseio em matérias que li e na opinião das pessoas que tem lugar de fala nesse assunto. Se você quer saber opiniões, pergunte para sua amiga/conhecida amarela, ou leia os depoimentos das blogueiras amarelas. Você vai descobrir muito mais coisa!

Espero que tenha gostado do nosso post #desconstruindo desta segunda-feira! Sempre temos muitos assuntos para tratar aqui no blog. Comentem abaixo sugestões de assuntos!

 

Referências



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page