Finalizações, produtos e progresso da minha transição capilar (ondulada 2A-2B)
Oláaaa amadas e amados! Não da pra acreditar que já se passou um mês desde a parte 1 da minha transição capilar. O tempo voa mesmo!
Recapitulando um pouco, os primeiros dois meses de transição eu foquei em deixar o secador de lado e caprichar no crescimento e tratamento do meu cabelo. Fiz o cronograma capilar, tomei vitaminas, caprichei na alimentação e hidratação do corpo. Sigo fazendo tudo isso, mas nesse último mês que passou algumas coisas mudaram!
Incluí alguns produtos para cabelos em transição, comecei a finalizar meu cabelo e fiz algumas finalizações de day after. Nada muito drástico, porque meu cabelo ainda está bem liso, mas eu já estou trabalhando na memória capilar.
Dessa vez já vou começar com a foto do progresso e o resto do post vai ser o explicativo de tudo que mencionei acima.
Como vocês podem ver, meu cabelo ondulou mais (com ondas maiores e uniformes), ganhou mais volume e cresceu muito (uns 2cm em um mês). Ele aparentava mais ralo em junho e agora está mais encorpado.
Conforme a selagem for saindo, ele vai ganhando mais volume mas também ganha um novo "inimigo": o frizz. Durante o próximo mês o foco vai ser o combate ao frizz, mas tentando ainda ganhar mais formato no cabelo.
Na segunda imagem do antes e depois da pra ver melhor o volume e o crescimento do cabelo. Eu aparento mais loira porque tinha acabado de matizar meu cabelo, mas ainda não fui para o salão para subir as mechas (até a próxima postagem eu provavelmente já terei feito isso).
As mechas lisas que eu tenho em cima estão começando a ondular. Isso, claro, graças às finalizações malucas que estou fazendo. As pontas estão com mais frizz mas também parecem estar mais definidas, menos "ralas".
Estou feliz com a aparência do meu cabelo? NEM UM POUCO. Sendo sincera, ta horrível 🤣. Esse liso na ponta não ta legal não. Mas já que estou em casa, estou aproveitando que não preciso mostrar para ninguém e não fico encanando muito. Mal posso esperar pra ele voltar a ondular nas pontas!
Produtos aliados
Esses não foram os únicos produtos que usei, mas foram os aliados para auxiliar na ondulação do cabelo e no crescimento! Vou especificar por ordem das fotos.
Máscara de hidratação Meu Liso Ondulado da Salon Line: uso essa máscara no meu cronograma capilar 1x por semana! Ainda farei uma resenha completa dela, mas deixa meu cabelo super hidratado e sem frizz.
Shampoo anti-resíduo Equilíbio da Aquaflora: por eu estar loira, não posso abusar nos anti-resíduos. Porém sei que ele ajuda a tirar um pouco da química do cabelo e tira o peso dos produtos que estou usando no cronograma. Então decidi usar 1x a cada 15 dias, quando faço a matização do cabelo com máscara. Desse jeito não estraga o loiro e até ajuda na asborção do matizador. Tem dado bons resultados!
Creme de Pentear Hidra da Salon Line: comprei este creme logo antes de decidir entrar na transição. Como meu cabelo ainda está bem liso e ele é para todo tipo de cabelo, decidi continuar usando. Sim, ele hidrata muito o cabelo! Sinto que realmente trata meus fios sem pesar. Tenho um frasco desse fechado.Só vou começar a usar um creme de pentear para cabelo cacheado/ondulado quando esses dois frascos acabarem! Imagino também que até lá o lisão do meu cabelo ja tenha saído.
SOS Bomba Salon Line: não é para cabelo cacheado/ondulado, mas eu queria mostrar qual está sendo meu produto diário para ajudar na queda do cabelo e auxiliar no crescimento. Estou terminando o tratamento agora - depois de três meses usando - e estou considerando comprar o shampoo e condicionador da linha Meu Liso Ondulado.
Spray finalizador Meu Liso Ondulado da Salon Line: esse tem sido um grande aliado meu. Eu uso esse spray na finalização quando meu cabelo está ainda úmido, logo depois de passar o creme. Dou aquela amassadinha amiga e ajuda a ondular meus fios. Também uso no day after, quando quero cachear meu cabelo com "dedoliss", ele agiliza a texturização.
Máscara nutritiva #ToDeCacho da Salon Line: além de super cheirosa e econômica, é ótima pro meu cabelo. Uso 1x por semana, de acordo com meu cronograma. Se tornou minha máscara nutritiva principal.
Novos hábitos
Além dos produtos adequados pra transição, também estou tentando mudar meus hábitos diários pra evitar que meu cabelo alise.
Não uso mais calor de forma alguma. Não seco, não faço babyliss e nem chapinha. Nem difusor estou usando. Isso é porque a selagem é ativada quando eu aplico calor, então tenho que evitar ao máximo. Devo estar uns 3 meses assim e acredito que esteja fazendo grande diferença.
Tangle teezer: sempre tive a tangle teezer em casa mas eu nunca usava. A bendita está salvando meu cabelo! Uso quando hidrato e quando saio do banho, com creme. Depois disso, evito ao máaaximo escovar meu cabelo.
Chega de coque! Eu sou viciada em andar de coque. Mas ele tira muito o formato original do cabelo, além de alisá-lo. Estou tentando deixar aos poucos. Pra lavar o rosto, limpar a casa, ainda prendo, mas sem torcer. Faço um rabo de cavalo frouxo ou um coque que vem a partir do rabo de cavalo (não sei se fui clara).
Mexer menos no cabelo. Eu sou viciada em ficar mexendo o cabelo pra la e pra ca, pegando a frente com os dedos e soltando os fios. Isso solta as ondas, alisa o cabelo (por isso que a frente é tão lisa, inclusive). Esse ta sendo difícil, mas estou fazendo um esforço.
Próximos passos
Esse mês foi focado em finalização e ondulação do meu cabelo. Nos próximos 45 dias farei o mesmo, mas com a pausa da vitamina de crescimento e provavelmente um shampoo diferentes, já que meu antiqueda está acabando. Daqui um mês vou subir meu loiro e no mesmo dia irei cortar meu cabelo. Não farei o BC (Big Chop) mas vou mudar o corte para camadas, pra estimular a ondulação dos fios de cima. Isso pode acelerar a transição pelo menos para a parte de cima do meu cabelo.
Já estou comprando os produtos novos, com ativadores de cachos para usar assim que cortar meu cabelo. Até la, continuarei usando os produtos atuais.
Realmente essa transição tem testado a minha paciência, mas confesso que estou gostando do processo todo. Estou aprendendo a amar meu cabelo pelo que ele realmente é e mal posso esperar para daqui um ano me sentir mais "eu". É uma experiência transformadora, realmente.
Espero que tenha gostado do meu post, espero poder ter te ajudado ou te inspirado em relação à transição capilar. Sinta-se livre para comentar ou mandar mensagem sobre sua experiência! Dicas de produtos também são bem vindas. Daqui 45 dias voltarei com os updates da minha transição (a parte 3). Até la, aproveite as outras dicas capilares que eu dou e resenhas que eu faço! Aqui no blog tem várias categorias diferentes sobre assuntos diversos que você pode se interessar. Para não perder nenhuma postagem, assine a newsletter no finalzinho da página!
Commentaires