top of page
Foto do escritor50 tons

MINHA TRANSIÇÃO CAPILAR: Parte 1

Atualizado: 21 de jul. de 2020

Meus primeiros três meses de transição, focados em crescimento. Como estou me sentindo e as maiores dificuldades.

 

Oláaaa meninas! Turubaum? Hoje vim finalmente com meu primeiro post sobre a minha transição capilar. Quero contar para vocês sobre o processo todo, quando começou, quais produtos estou usando e os métodos de finalização. Se prepara que la vem textão! Mas como sempre, separei por sessões, assim você vai diretamente pro assunto que você acha ser mais conveniente. As fotos estão no final do post!

O que é a transição capilar

A transição capilar é um processo de parar de alisar o cabelo e deixá-lo crescendo para ter seu formato não-liso. Muito além de estética, é uma longa caminhada de autoaceitação. A maioria das meninas que passam pela transição têm cabelos cacheados ou crespos, justamente por serem tipos de cabelo que mais sofreram preconceito principalmente durante os anos 2000. Das onduladas, especialmente 2A e 2B, são poucas as que fazem progressiva e outros tratamentos para alisar. Portanto, são poucas as meninas que enfrentam a transição capilar. Por conta disso não se encontra muitos relatos sobre onduladas na transição.

O processo pode levar de um a três anos, dependendo do crescimento do cabelo de cada uma e quanta química foi usada no cabelo anteriormente. Chega um ponto em que a menina consegue fazer o BC (Big Chop), cortando todas pontas lisas.

Antes do alisamento

Eu nasci com o cabelo ondulado, um 2C. Aos 9 anos fiz minha primeira progressiva, porque todas meninas da minha sala na escola tinham cabelo liso e eu queria muito ser igual a elas. Eu me sentia feia com meu cabelo cheio de frizz e ondulado. Minha mãe tinha cabelo cacheado e também não gostava, então íamos todo final de semana pro salão fazer escova. Mas chegava na terça-feira, eu lavava meu cabelo e as ondas voltavam. Então aos 9 anos, contra a vontade da minha mãe mas depois de muita insistência da minha parte, fiz minha primeira progressiva.

Fiz apenas duas vezes porque quebrou todo meu cabelo, óbvio. Estamos falando de 2005 quando os produtos não tinham nem metade da qualidade dos produtos de hoje. Meu cabelo então voltou ondulado, puxando para um 2B.

Vivi com o 2B durante anos, sem saber o que fazer com ele. Tacava chapinha, escovava no salão, cortava em camadas, mas eu não tinha maturidade e nem conhecimento o suficiente para cuidar do meu cabelo. Faltando 6 meses para terminar o colegial, conheci a selagem.

Selagem

A selagem é um procedimento que promete selar seus fios, tirando o frizz. Muitos destes produtos contém formol sim, mas só uma quantidade suficiente para dar uma leve alisada. Meninas de cabelo crespo não costumam se dar bem com este procedimento porque desmancham os cachos mas não necessariamente alisa (somente com secador). Como a minha raiz era lisa e meu cabelo um 2B, a selagem deixou meu cabelo lisinho. Quando eu secava com secador então, era uma maravilha. E não! Não estragou meu cabelo. Muito pelo contrário, ele aparentava mais saudável por conta da redução do frizz. As pontas não quebraram, meu cabelo ficou liso, eu não tinha o que reclamar!

Durava mais ou menos uns 6 meses, por conta da minha raiz lisa. Eu só tinha que modelar as pontas porque as vezes o lisão me entediava... mas de resto, eu estava bem contente.

Anos alisando

Foram cinco anos de alisamento com selagem. Até fiz uma mais fraca durante uma época, que durava 3 meses mais ou menos, mas foram 5 anos aplicando formol no cabelo e secando com secador. De fato, tornou minha vida muito mais fácil.

Decidi parar

No começo de 2019 eu despertei um interesse pela transição. Comecei a sentir falta das minhas ondas. Nessa época também eu já cuidava bem melhor do cabelo, dedicava muito mais do meu tempo fazendo tratamentos em casa do que no passado. Não parei a selagem ali porque eu estava no último ano da faculdade (em pleno TCC) e achei que o processo de transição poderia tomar muito do meu tempo... e porque é difícil pra caramba parar de alisar o cabelo.

Em janeiro de 2020 fiz minha última selagem (sem saber que seria a última). Eu tinha desencanado de fazer a transição e como eu tinha acabado de ficar loira, eu só queria selar meu cabelo pra não ter frizz. Pois bem. Chegou a pandemia. Sabendo que eu provavelmente não retocaria minha selagem em junho, decidi tentar a transição e parar de usar calor.

O momento de decisão

Foi no final de março deste ano (2020) que eu decidi que não faria mais selagem. Tinha acabado de retocar o loiro, cortei uns 3 dedos do cabelo. Meu cabelo ainda estava BEM liso, só algumas partes ondulando (perto da raiz). Decidi fazer aos poucos, com paciência. Primeiro parei de secar ou modelar meu cabelo com calor. Afinal, como a selagem é um produto que ativa com o calor, quando mais eu evito secar mais rápido ele sai.

Os primeiros 3 meses: Fazendo o cabelo crescer

Antes de comprar produtos para ondular meu cabelo, eu foquei em caprichar no crescimento capilar. Meu cabelo ainda estava muito liso para usar produtos para cabelos 2BC, então me dediquei em comprar produtos para crescimento. Cresceu 5cm em 3 meses usando os seguintes métodos:

  • Vitamina: tomo Suplevit desde dezembro do ano passado. Faço um ciclo que dura dois meses, e aí pauso por um mês. Em março comecei meu segundo ciclo, fiz a pausa em maio e voltei agora em junho.

  • SOS Bomba: usei o shampoo bomba antiqueda da Salon Line (para ver minha resenha, clique aqui). Aproveitei que tinha acabado de pintar o cabelo de loiro e que a época do ano era propícia para queda capilar, então preferi comprar o antiqueda. Junto com o shampoo usei o tônico e o condicionador. Pra matizar e manter o tratamento bomba, usei o SOS Bomba Matizador da Salon Line também.

  • Cronograma capilar: fiz o tão falado cronograma capilar, pra deixar meu cabelo mais forte e saudável, principalmente pra evitar o frizz, já que eu não faria mais selagem por um tempo. Se você quer conhecer mais sobre esse tipo de tratamento, eu fiz um post aqui no blog. Clique aqui para ler.

  • Alimentação: caprichei em uma alimentação proteica. Como dois ovos por dia (no café da manhã), além de ter proteína em todas minhas refeições, inclusive proteína vegetal para ter mais pratos vegetarianos no meu cardápio. Mas posso dizer, nada bate o ovo!

  • Água: claaaro, ÓBVIO, que eu iria mencionar água. Tomo 2-3 litros de água por dia. Aumentou a circulação do meu corpo, fazendo com que meu cabelo crescesse mais rápido. Sem contar que evita retenção de líquido, mas isso é outro assunto rs.

Umectação com óleo de coco também ajuda bastante no crescimento, mas quase não fiz dessa vez. Agora sim vou começar a fazer, pra segunda fase da minha transição. Eu também lavava meu cabelo a noite, agora mudei para manhã (pra começar o processo de finalização). Isso vai me permitir dormir com óleo de coco no cabelo e lavar no dia seguinte de manhã.

Por ter crescido tão rápido, meu cabelo ficou completamente sem corte, claro. Graças à pandemia nem cheguei perto de um cabeleireiro! Mas pretendo cortar de novo só em agosto, quando subir a raiz do loiro (ou seja, serão 5 meses sem cortar).

Fotos

Eu não tirei muita foto no começo porque eu nem sabia direito o que estava fazendo. Mas venho aqui compartilhar com vocês o que eu consegui, para entenderem como é meu cabelo e como está ficando.

Essas fotos acima estão em ordem cronológica. A primeira é do final de janeiro de 2020, quando eu tinha acabado de fazer minha ultima selagem. A segunda é do final de Março, quando decidi iniciar a transição (se você reparar o cabelo ja estava começando a ondular levemente na raiz). A terceira é de meados de Abril, o cabelo começou a pegar mais formato e eu já não estava mais secando ele.

Esse é meu cabelo atualmente, há 2 meses sem secar ou usar qualquer tipo de calor. Pode parecer que ele não está saudável, mas está sim viu? É que as pontas parecem ralas por ele ter crescido muito rápido e perdido o corte! Além disso, nos últimos 20cm de cabelo ele está super liso por conta do alisamento dos últimos 5 anos. Então essa parte demora mais pra ondular, se é que vai ondular. Na segunda foto principalmente você começa a ver um frizz, justamente porque ele está (aos poucos) voltando a sua antiga aparência e eu ainda não usei os produtos para cabelos ondulados, que tiram o frizz. Na verdade usei, mas só na última vez que lavei. A partir dessa lavagem começo a usar os produtos e vou deixar para a parte 2 do post, provavelmente daqui um mês.

Estou feliz com a estética? NEM UM POUCO. Ele está muito estranho com essa raiz ondulada, pontas espetadas, mas eu sei que la na frente (daqui um ano mais ou menos) ficarei feliz.

Nas fotos abaixo você vai ver meu cabelo antes de fazer a primeira selagem, quando ele era 2B. As vezes ele tinha mais formato, às vezes ficava mais liso puxando para um 2A e era justamente isso que me tirava do sério. Foi muito difícil encontrar foto dessa época sem estar com o cabelo alisado ou babyliss. Olhando agora, ele era lindo demais, pena que eu não enxergava.


Confesso que não está sendo fácil. É difícil ter paciência e não se entregar à chapinha. Mas quero muito que meu cabelo volte ao estado normal dele e farei de tudo para que isso aconteça da maneira mais saudável possível! Está sendo um processo de aceitação e esse é o maior aprendizado da transição capilar.

Próximos passos

Comecei a usar alguns produtos para finalização, mas vou deixar para um próximo post, até porque faz só uma semana que estou usando. As fotos que mostrei do meu cabelo atualmente estão com nadinha de finalização, então vocês ainda assim conseguem ter uma ideia.

Como mencionei la em cima, pretendo cortar meu cabelo em agosto. Vou mudar o corte, sair do reto e ir para camadas, quem sabe não tiro boa parte desse lisão que está por cima né? Até porque eu queria evitar o big chop, então mudando o corte pode ser que eu tenho um "big chop" pelo menos na parte de cima. Como vou subir as luzes, acho que terei que cortar uns 3cm do comprimento, veremos!

Espero que tenham gostado do meu post (um pouco longo, confesso) sobre a minha transição capilar. Espero poder ajudar meninas que têm o mesmo tipo de cabelo que eu! Que elas vejam que demoooora pra ele pegar formato, porque ele se apega ao liso muito rápido.


 
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page