Se seu cabelo está danificado ou ressecado, vem comigo que vou te contar tudinho sobre o pré-poo e porque ele é o segredo de para um cabelo saudável e um crescimento rápido.
Oláaaa amadas! Toda semana venho com um post novo sobre cabelo porque simplesmente amo cuidar dos meus fios. Mas nem sempre fui assim! Tive que ver meu cabelo ter muito corte químico antes de me dar conta que eu tinha que cuidar mais do meu cabelo, que não bastava lavar só com shampoo e condicionador. Hoje em dia faço cronograma capilar, pré-poo, finalização, texturização... é um caminho sem volta.
Conheci o pré-poo em 2014 quando eu estava com o cabelo médio/curto depois do último corte químico que tive e procurava maneiras e maneiras para acelerar meu crescimento capilar.
O pré-poo (ou pré-shampoo) é uma preparação que você faz antes de receber o shampoo. A função do shampoo é limpar as impurezas (tirar a oleosidade, por exemplo) do seu cabelo. Porém, nossas pontas não têm grandes impurezas, porque a oleosidade quase não chega nelas. Quando passamos shampoo nas pontas, estamos tirando somente a propriedade boa do cabelo! Isso pode causar ressecamento, falta de nutrientes, pontas duplas...
Então você entra com o pré-poo, que vai proteger as células mortas do seu cabelo antes de receberem o shampoo.
Quem pode fazer o pré-poo
Todo mundo pode fazer! Ele é recomendado principalmente para meninas de cabelo ondulado, cacheado e crespo, porque ajuda na nutrição capilar. Cabelos com essas curvaturas não costumam receber o óleo do couro cabeludo, por conta da curvatura em si que dificulta a passagem do óleo para as pontas. Cabelos danificados por química e ressecados também são beneficiados! E não faz mal nenhum para cabelos saudáveis. Ou seja, todo mundo pode usar e abusar. ❤
Se seu cabelo não cresce por nada nesse mundo, você também pode fazer o pré-poo pra crescimento. Um cabelo mais forte cresce mais rápido, sem contar que existem produtos para umectação que estimulam o couro cabeludo, acelerando o crescimento capilar.
Como fazer
O pré-poo pode durar de 30 minutos há 12 horas, dependendo do produto. Existem produtos que podem ser aplicados na raiz, outros que somente no comprimento do cabelo, para evitar deixar sua raiz oleosa.
A ideia é você passar o produto em todo o cabelo e deixar pelo tempo desejado. Eu costumo dormir com pré-poo. Coloco uma touca de plástico + uma de cetim (para garantir que não saia e não suje meu lençol) e durmo. No dia seguinte eu acordo e lavo meu cabelo.
Para quem prefere lavar o cabelo a noite, eu recomendo que faça pelo menos 30 minutos de pré-poo. Mas lembre-se que quanto mais melhor!
Quais produtos eu uso
Cada produto tem seus benefícios e vantagens! Basta você decidir o que você quer pro seu cabelo.
Cremes: existem cremes preparados exclusivamente para pré-poo. Também existem cremes que são de multi-uso, podem ser usados como pré-poo, co-wash, máscara e creme de pentear. Eu gosto de comprar esses cremes ideais para essa etapa, porque sei que não tem como dar errado! Mas tem muita menina que gosta de aplicar máscaras mais leves (geralmente liberadas) para essa etapa. Vai de cada um!
Você aplica o creme no cabelo seco mesmo, sem medo. Lembre de não passar na raiz! Somente no comprimento dos fios.
Óleo de coco: esse daqui é um queridinho meu, sempre foi. Além de nutrir bem os fios ele parece diminuir o frizz! Toda vez que vou descolorir meu cabelo/subir mechas, eu faço um intensivão de óleo de coco. Tem gente que gosta de passar na raiz, mas eu evito. Não por conta da oleosidade, mas porque tem certos produtos que são suspeitos de causar fungos na raiz e dizem que o óleo de coco é um deles. Então, pra garantir que dê tudo certo, passo somente no comprimento do cabelo.
Óleo de rícino: comecei a usar a pouco tempo e já estou amando! Apesar do cheiro ruim, eu estou apaixonada por esse queridinho. Ao contrário dos outros produtos que mencionei la em cima, eu aplico o óleo de rícino direto na raiz. Pego uma quantidade pequena (uma moeda de 1 real), espalho na mão até a mão esquentar e ele soltar um pouco - ele é bem espesso. Massageio no couro cabeludo entre 3-5 minutos! Jamais aplico diretamente no cabelo, sempre na mão primeiro. Ele ajuda no crescimento do cabelo, trata a oleosidade e caspa.
Soro + glicerina: costumo aplicar junto com o óleo de coco! O soro da aqueeela hidratada sem pesar. Faz milagres quando você está com o cabelo recém descolorido. E sim! Tem que usar com a glicerina junto para conseguir dar liga entre o óleo de coco e o soro.
Frequência de uso
Se você quiser usar pré-poo toda vez que for lavar o cabelo, você pode! Mas acho bacana mudar os produtos conforme for fazendo, mas ter resultados diversos. O óleo de rícino, por exemplo, melhor não usar toda vez que lavar, não tem necessidade. Eu uso de uma a duas vezes por semana.
Quando eu uso shampoo hidratante também não costumo fazer pré-poo (e uso shampoo hidratante uma vez por semana pelo menos).
Então vai muito do que você vai sentindo do seu cabelo. Se ele começar a pesar demais, você pode reduzir ou mudar os produtos. Vai sentindo conforme for fazendo. Mas sério, aposte nesse tipo de tratamento! Mudou meu cabelo e eu aposto que vai mudar o seu também.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje com essa dica do pré-poo! Para mais dicas capilares, eu tenho uma categoria de cabelos. Também tem uma categoria para aquelas que gostam de beleza e cosméticos no geral.
Sinta-se livre para comentar abaixo (ou enviar por mensagem) assuntos que você gostaria que eu postasse aqui no blog! Para estar sempre atualizada no conteúdo, assine a newsletter (no final dessa página).
Um abraço,
50 Tons.❤️
#cabelo #prepoo #prépoo #préshampoo #preshampoo #dica #dicadodia #dicadasemana #cabelolongo #crescimentocapilar #crescer #cabeloforte #beleza #superdica #dicadebeleza #dicadecabelo #oleodecoco #óleodecoco #óleoderícino #rícino #creme #multiuso
Commentaires