Oláaa queridos e queridas leitores(as). Sei que alguns de vocês já não aguentam mais ouvir falar do coronavírus, mas acho que nosso papel como blog é comunicar e não tem como ignorarmos este acontecimento mundial. Acreditamos que seria insensível da nossa parte continuar escrevendo sobre moda e beleza enquanto o mundo enfrenta esta pandemia, com milhares e mortes e contaminações. Por isso escrevemos este post, em pleno sábado, com o objetivo de conscientizar as pessoas do que está acontecendo e como ajudá-las a conviver com a quarentena.
Vale ressaltar que este post foi feito no dia 23 de março de 2020, pode ser que na próxima semana (ou próximos dias) muitas destas informações estejam datadas.
Primeiro… o coronavírus é apenas uma “gripe”?
A resposta é “não, o coronavírus não é apenas uma gripe”. Embora me muitos casos os sintomas são similares aos de uma gripe, o coronavírus é considerado uma pneumonia agressiva, principalmente para os grupos de risco. Portanto, não devemos tratá-lo como uma simples gripe. Além disso, ele é perigoso por conta de seu contágio, já que este vírus sobrevive em superfícies por mais tempo que os outros vírus. Quanto mais pessoas doentes, maiores as chances de atingir um grupo de risco.
Os grupos de risco precisam de auxílio hospitalar, como UTIs e apartamentos, e embora temos nosso sistema de saúde, SUS, não temos leitos suficientes para o número de pacientes em estado crítico previsto. Por isso pedimos para que todos fiquem em casa. Até por que, não teremos apenas casos de coronavírus entrando nas UTIs. Acidentes, derrames, outras doenças também precisam de cuidado hospitalar, então são inúmeros pacientes precisando de leitos.
Afinal, quem são do grupo de risco?
Idosos, pessoas com asma, diabetes, hipertensão e doenças respiratórias.
Posso sair de casa?
Poder pode, até porque ainda não fizeram o toque de recolher, mas somente em situações necessárias e que evitem lugares com aglomerações e contato próximo com pessoas. O vírus não está no ar, ele está nas superfícies e nas pessoas! Portanto, para ir aos mercados e farmácias, estão dizendo para usarmos máscaras e luvas, inclusive pessoas assintomáticas. Afinal de contas, você pode contrair o vírus e não demonstrar sintomas, o que é um perigo porque mesmo assim você pode contaminar aqueles em sua volta. Na França, é permitido sair para exercitar-se, ir à farmácias e mercados, acho que podemos usar isso como exemplo.
Em um outro post, eu vou dar dicas que como organizar a dinâmica em casa para evitar a entrada do vírus.
Por que e como devo fazer isolamento social?
Isolamento social não é apenas o evitar contato com aglomerações. Isso inclui amigos, namorados e familiares. É indicado apenas a convivência dentro de casa. Ao trazer alguém de fora para dentro de casa, você está aumentando as chances de contágio, mesmo que a pessoa limpe as mãos e os pés antes de entrar pela porta. Vai ser difícil ficar a quarentena sem ver as pessoas que mais amamos, mas precisamos pensar no efeito positivo que vai ter ao tentar conter este vírus.
Artistas estão organizando shows virtuais, amigos estão marcando de tomar uma breja falando por skype e whatsapp. Pense que é somente um período, quanto antes fizermos esses sacrifícios, mais cedo poderemos voltar à vida normal.
Temos que mudar nossos hábitos o mais rápido possível. Por favor, faça a sua parte e tenha empatia pelo próximo. Juntos, podemos evitar uma catástrofe.
Vou continuar escrevendo sobre assuntos em relação ao coronavírus, expondo minha opinião pessoal em base de fatos que notícias. Darei dicas de convivência, o que estou fazendo para lidar com tudo isso. Aceito dicas também nos comentários! Sintam-se livres para compartilhar experiências a respeito. Obrigada a todos que leram até aqui, espero que estejam seguros em suas casas!
Comments