Essa mania que muitos tem de acreditar que são superiores aos outros e utilizam isso a seu favor, difamando, ofendendo e menosprezando aqueles que eles consideram "inferiores".
Olá pessoas amadas! No #desconstruindo de hoje vamos falar sobre esse sentimento de superioridade que muitos brasileiros têm. Digo brasileiros porque sou brasileira e moro no Brasil, mas essa atitude não é exclusiva do Brasil, ok?
Recentemente tivemos aí nos holofotes dois exemplos no qual pessoas demonstraram seus abusos de "autoridade" contra serviços públicos. Algumas semanas atrás tivemos o caso do "cidadão não, engenheiro civil, melhor que você" e neste final de semana tivemos o caso do desembargador que chamou o fiscal de "analfabeto", usando seu cargo como desculpa para não arcar com a multa por não usar máscara. Caso você queira saber mais sobre essas histórias, deixarei o link das notícias no final do post.
Em ambos casos, pessoas de "poder" tentaram usar sua educação/cargo como argumento para não terem que obedecer o decreto do uso de máscara, além de menosprezarem o trabalho e educação dos fiscais encarregados por manter o decreto obedecido, como se isso as tornasse melhores do que os fiscais. Não aceitaram ouvir ordens de alguém que elas consideram "inferior" a elas.
Pessoas que pensam assim têm que entender que isso é o primeiro passo para a corrupção. Muitos falam sobre lutar contra a corrupção, chamam o Lula de ladrão, dizem que votaram no presidente porque ele se diz "justo". Essas pessoas não podem pensar que podem tudo somente porque são engenheiros civis, CEOs de empresa, desembargadores, estudaram no exterior, têm doutorados, etc. No momento em que você tem atitudes como essa, você se torna o próprio "Lula ladrão", sabia? Teoricamente pelo nível de educação tão "alto" dessas pessoas elas deveriam já saber disso. Como que não sabem?
Estar em uma posição alta em um emprego ou formação não o torna superior. O ego cega as pessoas, as deixam acreditando que são reis, que fazem o que querem. Furar fila, cortar no transito, usar faixa de ônibus e menosprezar um fiscal é a mesma coisa que desviar dinheiro do povo. O pensamento é o mesmo. "Eu posso, eu mereço".
Enquanto o brasileiro pensar desta maneira, não iremos crescer. Enquanto ele se colocar em primeiro lugar e não pensar no coletivo, ele vai continuar estagnado. Reclamar do governo é legal, mas que tal pagar seu condomínio? Que tal parar de furar fila porque você está com pressa? Que tal parar com a propina, porque você pensa que com dinheiro você vai longe na vida? Que tal parar de desviar os pontos da sua carteira para a carteira da sua avó que nem dirige? Que tal parar de falar "eu que pago seu salario"? Que tal parar de estacionar na vaga preferencial sem ser preferencial? Que tal usar máscara? Que tal parar de usar o acostamento na estrada porque está tudo parado?
Arque com as consequências, aprenda a lidar com elas. Pague a multa quando andar sem máscara. Você sabe que é errado. Pode não concordar, mas você não está acima da lei e dos decretos. Você é sim um cidadão brasileiro, como todos, e sua posição financeira não o torna superior ou imune. Errou, assuma o erro e aceite as consequências, ponto.
Somente nos tornaremos superiores quando deixarmos de ser tão egocêntricos, quando pensarmos no coletivo.
É rico? É "machão"? Então pare de fugir dos seus problemas e pague suas multas, não sonegue impostos, não ofereça propina.
Cansei de ver pessoas agindo de má fé, se comportando como reis e rainhas do Brasil, pensando que podem fazer o que quiserem. Quando começarmos a pensar no próximo, nos colocarmos no lugar do próximo, nossa sociedade irá evoluir e todos esses problemas causados pelo complexo de superioridade acabarão. Se a sociedade ainda não é correta, seja você a diferença.
Antes de tomar qualquer decisão na sua vida, pense duas vezes. Se coloque no lugar do outro, pense no coletivo. Faça você a diferença e incentive que os outros façam o mesmo. Aos poucos iremos mudar, mas essa mudança tem que começar de algum lugar. Uma pessoa justa vai muito mais longe com um contentamento interno muito maior. Seja essa pessoa, não o desembargador ou o engenheiro civil. Seja um cidadão, como todos os outros e respeite o próximo.
Espero que tenha gostado de mais um #desconstruindo. Procuro trazer assuntos atuais e acredito que aos poucos poderemos mudar o mundo juntos. Desconstruir é difícil, mas é necessário. Se quiser sugerir algum assunto, comente aqui! Para não perder nenhum post novo, assine nossa newsletter. Toda segunda-feira tem um novo assunto aqui na categoria desconstruindo. Venha conhecer o que já foi falado!
Links dos acontecimentos que citei:
Comments